Núcleo de Investigação Teatral: Do Treinamento Psicofísico do Ator ao Espetáculo de Rua
O Núcleo de Investigação aplicado pela Cia. Acômica visa proporcionar uma experiência prática usando a metodologia de trabalho já desenvolvida pelo grupo, a partir de técnicas teatrais – Mímica Corporal Dramática de Etienne Decroux, princípios da Biomecânica de Meyerhold, Teatro Dança e Capoeira Angola – que proporciona um trabalho de consciência corporal, improvisações corpóreas estilizadas.
O processo passa por todas as fases de construção de um espetáculo teatral e tem como pedagogia a junção da prática e da ação formativa, além da participação efetiva dos integrantes da Cia. Acômica e outros profissionais que integram o processo de criação e acompanham a concepção e execução da montagem final.
O núcleo já esta em processo de desenvolvimento iniciado no início de junho de 2009 e irá culminar na montagem de um espetáculo teatral de rua, com estréia prevista para a primeira semana de outubro.
Neste mês de julho, além dos encontros regulares, os participantes do Núcleo participarão das oficinas “Teatro de Rua” com o Grupo Teatro Kabana e “Teatro pra que?” do Grupo Trama.
O Núcleo de Investigação aplicado pela Cia. Acômica visa proporcionar uma experiência prática usando a metodologia de trabalho já desenvolvida pelo grupo, a partir de técnicas teatrais – Mímica Corporal Dramática de Etienne Decroux, princípios da Biomecânica de Meyerhold, Teatro Dança e Capoeira Angola – que proporciona um trabalho de consciência corporal, improvisações corpóreas estilizadas.
O processo passa por todas as fases de construção de um espetáculo teatral e tem como pedagogia a junção da prática e da ação formativa, além da participação efetiva dos integrantes da Cia. Acômica e outros profissionais que integram o processo de criação e acompanham a concepção e execução da montagem final.
O núcleo já esta em processo de desenvolvimento iniciado no início de junho de 2009 e irá culminar na montagem de um espetáculo teatral de rua, com estréia prevista para a primeira semana de outubro.
Neste mês de julho, além dos encontros regulares, os participantes do Núcleo participarão das oficinas “Teatro de Rua” com o Grupo Teatro Kabana e “Teatro pra que?” do Grupo Trama.
Coordenação: Nelson BamBam Júnior e Inês Linke
Nelson Bambam Júnior é pós-graduando em “Pesquisa e Ensino no Campo da Arte e da Cultura” – UEMG; licenciado em Artes Plásticas pela Universidade do Estado de Minas Gerais – Escola Guignard – 2001; e formado ator pelo Curso Técnico da Universidade Federal de Minas Gerais – Teatro Universitário – 1992. Desde 1999, integra a Cia. Acômica de Teatro, onde desenvolve trabalhos de pesquisa sobre o treinamento físico de atores. Trabalhou, de 1995 a 1998, no Grupo Atrás do Pano; de 1989 a 1994, com o Grupo 4 – Fernando Foi Pra São Paulo e, entre 1989 e 1992, integrou a Tropa Mineira Teatro Dança.
Inês Linke é artista plástica, Doutoranda e Mestre em Artes pela Escola de Belas Artes da UFMG. Pós-graduada Latu Senso na Escola Guignard em Belo Horizonte (2002) e graduada em Artes Plásticas e Multimída pela Universidade de Iowa (1993). Nascida em Freiburg, Alemanha, reside no Brasil desde 1997. Além de administrar diversos cursos de cenografia, foi professora de Teoria do Teatro e leciona no Centro de Formação Artística – CEFAR no Palácio das Artes e no Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto. Desenvolveu trabalhos coletivos no contexto dos projetos Percursos (2007), Metros Quadrados (2006), Lotes Vagos: Ação Coletiva de Ocupação Urbana Experimental (2005) e da intervenção Perpendicular: Hotel Bragança (2002). Realizou pesquisas sobre as dependências espaciais das obras artísticas e desenvolveu cenografias a partir de conceitos da apropriação e da intervenção em espaços existentes.
Nelson Bambam Júnior é pós-graduando em “Pesquisa e Ensino no Campo da Arte e da Cultura” – UEMG; licenciado em Artes Plásticas pela Universidade do Estado de Minas Gerais – Escola Guignard – 2001; e formado ator pelo Curso Técnico da Universidade Federal de Minas Gerais – Teatro Universitário – 1992. Desde 1999, integra a Cia. Acômica de Teatro, onde desenvolve trabalhos de pesquisa sobre o treinamento físico de atores. Trabalhou, de 1995 a 1998, no Grupo Atrás do Pano; de 1989 a 1994, com o Grupo 4 – Fernando Foi Pra São Paulo e, entre 1989 e 1992, integrou a Tropa Mineira Teatro Dança.
Inês Linke é artista plástica, Doutoranda e Mestre em Artes pela Escola de Belas Artes da UFMG. Pós-graduada Latu Senso na Escola Guignard em Belo Horizonte (2002) e graduada em Artes Plásticas e Multimída pela Universidade de Iowa (1993). Nascida em Freiburg, Alemanha, reside no Brasil desde 1997. Além de administrar diversos cursos de cenografia, foi professora de Teoria do Teatro e leciona no Centro de Formação Artística – CEFAR no Palácio das Artes e no Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto. Desenvolveu trabalhos coletivos no contexto dos projetos Percursos (2007), Metros Quadrados (2006), Lotes Vagos: Ação Coletiva de Ocupação Urbana Experimental (2005) e da intervenção Perpendicular: Hotel Bragança (2002). Realizou pesquisas sobre as dependências espaciais das obras artísticas e desenvolveu cenografias a partir de conceitos da apropriação e da intervenção em espaços existentes.
O nucleo acontece em: Carbonita
Público alvo: atores, bailarinos, estudantes de arte e interessados.
Numero de participantes: 30
Periodo: até Setembro
Numero de participantes: 30
Periodo: até Setembro
Horario: de 18 às 22 horas,
Local: Centro Cultural
Informações: (31) 3481-8524 / redeteia@redeteia.art.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário