sábado, 31 de maio de 2008

Confira a Programação Completa de Contagem






Arena de Tolos Cia Acômica (Belo Horizonte)
Dia 05/06 – 19h30 – Centro Cultural de Contagem – Casa Azul
Dia 27/05 – 19h30 – Centro Cultural de Contagem – Casa Azul

Um espetáculo ousado e hilariante construído diante dos olhos do público que passa de espectador para co-autor da peça. O que se sabe é que houve uma denúncia e um crime será investigado e são os elementos casuais que irão determinar os rumos da estória, pois não se conhece a vítima, o culpado, os envolvidos, as testemunhas e sequer o crime. Um jogo de aventuras onde a imaginação criativa do artista e dos espectadores provoca uma intensa produção de adrenalina do início ao fim. Você não sabe o que vai acontecer - nem os atores!

O processo de criação do espetáculo foi coordenado pelo dramaturgo Luiz Alberto de Abreu, pelo diretor Antonio Araújo e pelo Prof. Doutor Fernando Mencarelli, durante a realização do projeto Cena 3x4, do Galpão Cine Horto. Desde então, o espetáculo já foi apresentado em projetos como a “Campanha de Popularização do Teatro e da Dança de Belo Horizonte”, “Trilhas da Cultura”, “Estação em Movimento”, “Brincando no Museu”, “USIMINAS Festival”, “1º Experimento no Galpão Cine Horto - 2ª edição do Projeto 3x4”, “Arena Cultural” e “Passarela da Cultura”.

Ficha Técnica
Direção: Rodrigo Campos.
Direção de cena: Nélson Bam Bam Jr.
Criadores: Cláudio Márcio, Fábio Furtado, Jória Lima, Luiz Lerro, Rodrigo Campos,
Elenco: Adriana Soares, Cláudio Márcio e Simone Sales.
Cenário e figurino: Ana Gastelois.
Trilha Sonora: Marcelo Augusto
Classificação: 12 anos





Esta Noite Mãe Coragem ZAP 18 (Belo Horizonte)
Dia 31//05 – 19h30 – Galpão Educação Pelo Tambor
Dia 01/06 – 19h30 – Galpão Educação Pelo Tambor

Produzido no ano em que o grupo completou 25 anos de vida, “Esta Noite Mãe Coragem” é fruto de uma opção contundente que permeia o trabalho do grupo desde a construção de sua sede própria na periferia de Belo Horizonte (Bairro Serrano – Regional Pampulha). A opção pela borda, pela margem aliada ao estudo do teatro épico, tem como base o teórico e dramaturgo alemão Bertolt Brecht. Esta “Mãe Coragem”, inspirada em Brecht e na realidade brasileira, estreou em novembro de 2006, na sede da ZAP 18, com boa repercussão de crítica e o desejo de formar um novo público, composto por pessoas da comunidade, estudantes de teatro, alunos de escolas públicas, projetos sociais e “até” o público que freqüenta o teatro.

“Esta Noite Mãe Coragem” estreou em 2006 e ganhou o prêmio de Teatro Myriam Muniz, da Funarte. Depois vieram as apresentações no Verão Arte Contemporânea, Circuito OFF, Estação em Movimento, Festival de Inverno de Ouro Branco, e o projeto Esta noite Mãe Coragem na comunidade onde o grupo mantém sua sede.

Ficha Técnica:
Direção: Cida Falabella
Dramaturgia: Antonio Hildebrando
Elenco: Elisa Santana, Antônia Claret, Gustavo Falabella Rocha, Ludmilla Ramalho, Renato Hermeto, Éderson Clayton, Arethuza Iemini, Júlia Branco, Carlos Felipe, Renata Andréa, Thiago Macedo
Músicos: Daniel Villela, Francisco Falabella Rocha
Música original/Direção Musical: Maurílio Rocha
Preparção vocal: Elisa Santana, Renata Andréa, Júlia Branco
Preparação corporal: Elisa Belém -
Cenário/Figurinos: Ivanil Fernandes, Antônio Hildebrando
Iluminação: Carlos Rocha
Projeções: Wesley Rios
Classificação: 14 anos






Estórias Cantantes Grupo Atrás do Pano (Nova Lima)
Dia 07//06 – 16h – Praça Nossa Senhora da Conceição
Dia 08/06 – 19h – Praça Petrobrás

Uma arena de brincadeiras é o termo utilizado pelo grupo para definir este trabalho. Em cena, os atores prometem trazer as crianças para o jogo rítmico e corporal, através das estórias cantantes inspiradas na riqueza e diversidade da cultura popular brasileira. Resgatando mitos folclóricos, parlendas, cantigas e trava-línguas, as estórias são narradas a partir de brincadeiras e músicas, dispensando cenários e trocas de figurinos.

Através do reconto da estória do bumba-meu-boi, os atores do grupo dão lugar aos atores da platéia, que sobem ao palco e se entregam ao exercício do teatro. Além do bumba-meu boi, outras músicas e estórias conhecidas vão ganhando forma nas mãos do Atrás do pano que fazem um espetáculo dinâmico e envolvente.

Ficha Técnica:
Direção Musical: Guda Coelho
Direção Artística: Myriam Nacif
Elenco: Guda Coelho, Myriam Nacif e Paulo Thielmann
Cenário e Figurino: Paulo Thielmann


Classificação: Livre





Eu, instantes / Avesso Companhia de Teatro (Contagem)
Dia 03/06 - 19h30 – Galpão da Artes
Dia 04/06 - 19h30 – Galpão da Artes

O espetáculo “eu, instantes” tem por objetivo questionar o tempo nos dias de hoje. Procurando pensá-lo a partir de óticas diferentes, a partir de situações que determinam um tipo de relação com este. Trabalhamos, portanto, com a rotina, o suicídio, o sonho, entre outros, que constroem um panorama da relação homem/tempo, para então questioná-la. Através de uma linguagem direta, o espectador se identifica e se questiona sobre o seu comportamento com relação ao tempo. Perguntamos, mostramos e experimentamos, junto com o público, noções de tempo distintas, fazendo com que cada um possa ter uma experiência de tempo diferente das vividas no cotidiano rápido, no qual as pessoas não se vêem e “não tem tempo pra nada.”

Direção: Coletiva
Orientação: Denise Pedrón
Elenco: Daniela Graciere, Diogo Horta, Felipe Marcondes, Malu D’Angelo, Rafael Lucas e Natália Moreira
Cenário e Figurino: O grupo e Denise Pedrón

Nenhum comentário: