sábado, 17 de maio de 2008

Mostra Rede TEIA ocupa BH

Pela primeira vez na capital mineira, evento apresenta 11 espetáculos em 24 sessões com entrada franca, apostando no teatro de grupo

De 21 de maio a 1º de junho, a TEIA promove uma grande rede de reflexão e circulação de espetáculos em Belo Horizonte, ocupando palcos, espaços alternativos e ruas. Na mostra participam os grupos Cia Acômica, Trama e ZAP 18, de Belo Horizonte, grupo Atrás do Pano, de Nova Lima, Grupo Farroupilha, de Ipatinga, Stúdio de Dança Jaqueline Pereria, de Montes Claros, Cia 3meia9 e Grupo Teatral PauLatino, de Juiz de Fora, além do espetáculo “O Guesa Errante”, projeto de alunos e professores da UFMG, e “Garatuja – A primeira escrita”, resultado do núcleo de investigação teatral desenvolvido em Ipatinga pela Rede TEIA e Cia Acômica. Especialmente esse último espetáculo, o “Garatuja”, nos mostra que o projeto alcança seus objetivos. A montagem, resultado de seis meses de investigação, termina de cumprir temporada em Ipatinga e se apresenta em Belo Horizonte no Teatro Marília. A proposta é que esse coletivo que participou do núcleo em Ipatinga, dê continuidade ao trabalho circulando com o espetáculo e passe a produzir outras montagens.

Para os debates após as apresentações, a Rede tem como parceiros a Escola de Belas Artes, a Coordenadoria de Assuntos Comunitários e a Diretoria de Ação Cultural, todos da UFMG, contando com vários professores da universidade, além de professores de outras instituições. “Essa é uma das ações do projeto que consideramos de grande importância. Além do público comum, convidamos sempre várias escolas e turmas de alunos universitários para assistirem aos espetáculos e, a partir do que foi discutido nos debates, os professores possam desenvolver trabalhos em sala de aula. Desta forma, ainda conseguimos interligar a comunidade acadêmica, a artística e o público”, ressalta Bam Bam.

Nenhum comentário: