segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Grupo Teatro Arte e Rua - São José do Goiabal

O primeiro contato da equipe da REDE TEIA com a cidade de São José do Goiabal, se deu em Março de 2009, quando após a visita da Fundação ArcelorMittal Brasil, Nelson Bambam e Ana Flávia Amaral foram desbravar a cidade de santos, milagres e goiabas...

Em encontro com o Amélio Pascoal (Secretário de Cultura e Turismo) e Cláudia Guimarães Santos (Secretária de Educação), conversamos sobre a cultura da cidade, seu povo, tradições e costumes. Sentimos nesse encontro uma forte recepção em relação ao Programa rede teia.

Em 17de Abril, acontecia na cidade de Dionísio a abertura oficial das ações da REDE no Vale do Rio Doce, quando recebemos um comunicado do Amélio, de que a cidade não compareceria ao evento por falta de verba para transporte. Para não deixar Goiabal fora da Solenidade, enviamos um carro que estava a serviço da produção da REDE para buscar os representantes da cidade.

Ainda em Abril, tivemos a primeira grande ação da REDE na cidade, com a apresentação do espetáculo EH BOI! Compareceram a apresentação, o Secretário de Cultura, o Prefeito Beto e muitos Goiabalenses.


No início do mês de Maio, tivemos a primeira oficina na cidade de São José do Goiabal, ministrada pelo Nelson Bambam, coordenador da REDE TEIA e integrante da Cia Acômica. O Tema da Oficina foi: “O Treinamento do Ator como base para construção da personagem”, inicialmente a oficina era pra maiores de 16 anos, mas como conter aquela meninada! E foi ali que tudo começou de fato, crianças de 10 anos ao seu Zé de quase 60... Todos entrosados e com sede de arte, de criar e de fazer.

Logo chegaria a Goiabal O Pastelão e sua pizza, nossos pupilos ficaram encantados, e podiam ver ali, no trabalho desenvolvido pelos atores do espetáculo, experiências vividas por eles nas oficinas.

“Uma parte do Kabana, logo aportou em Goiabal, era o Rubens, com sua oficina de ‘Construção da Cena”. Foi nesse trabalho que o até então tímido grupo de alunos, tomou forma: Arte e Rua se denominaram. Tiveram sua primeira experiência na rua e receberam seu primeiro “cachê”.

E o grupo seguia animado, logo veio à apresentação e workshop do Grupo Atrás do pano, que contagiou a cidade e os integrantes do grupo com extrema alegria.
No mês de Junho, o grupo foi participar da oficina da Cia Drástica, e os professores ficaram impressionados com a capacidade de concentração e interesse daquela turminha em todas as atividades. Fato constatado também pela Lílian Dietze durante seu workshop, ela comentou que os participantes já sabiam sobre alongamento, aquecimento vocal, estavam prontos para criar.

Foi quando fomos colocados num impasse: O Núcleo de Investigação Teatral estava prestes a começar, e agora? Manter o Núcleo na cidade de Dionísio? Ou atender aos pedidos incessantes de São José do Goiabal? E conversa vai, conversa vem. Pronto. Juntamente com a Regional da ArcelorMittal Florestas, a Fundação ArcelorMittal e a coordenação da REDE TEIA levamos o Núcleo para Goiabal.

As crianças, jovens e adultos do Grupo Arte e Rua durante todo o mês de Julho, passaram por um trabalho intenso, composto por oficinas de teatro de rua e técnicas circenses ministradas com maestria pelo Grupo Teatro Kabana. O resultado superou quaisquer expectativas. Estava tudo pronto, picadeiro, cenário, figurinos, tudo que era necessário para uma ótima apresentação.


E no dia 01 e 02 de Agosto a cidade de Goiabal foi invadida pela magia do circo teatro, proporcionada pelos próprios habitantes da cidade. Era perna de pau em cortejo na rua sendo guiados pelo burrinho, era corda bamba, malabaristas, palhaços e o mistério a ser desvendando: “A Busca do Tesouro Perdido dos Mirtáceas ou A Preciosa Psidium Guajava ou ainda Como a Chegada do Circo na Pacata Freguesia Revirou a Vida dos Aldeões” foi um sucesso, todos os presentes emocionados.

Ao perguntar aos integrantes do recém nascido grupo ARTERUA, quais suas expectativas em relação ao grupo, a resposta era unânime: Queremos muito continuar!

Com a certeza de trabalho comprido, a REDE TEIA, agradece ao Grupo Kabana, a ArcelorMittal, a Fundação ArcelorMittal, a Prefeitura de São José do Goiabal, aos pais e amigos que aderiram a causa da Arte e tornaram possível a realização desse trabalho.

Nenhum comentário: