A Comissão Especial de estudo da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 46/2008 aprovou a criação do Dia dos Gerais em 08 de dezembro e a transferência simbólica da Capital Mineira para Matias Cardoso
Esta comemoração se justifica com dados históricos que indicam que a primeira cidade mineira foi Matias Cardoso e não Mariana, como consta oficialmente dos compêndios de história e na própria Constituição mineira.
Registros históricos apontam Mariana como tendo sido fundada em 16 de julho de 1696, quando foi encontrado ouro na região de Mata Cavalos, no ribeirão que passou a ser denominado Ribeirão do Carmo. O livro "História Geral das Bandeiras Paulistas" informa que, entre 1662 e 1664, uma bandeira capitaneada por Matias Cardoso de Almeida deu início à ocupação do Médio São Francisco, fundando Morrinho, que passou a se chamar posteriormente Matias Cardoso. Isso marca a origem do que é atualmente chamado Norte de Minas.
O reconhecimento da região como berço fundador da sociedade de Minas Gerais "atende a um movimento encabeçado por entidades do Norte de Minas, como a Unimontes, a Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene e a prefeitura de Montes Claros, que pretendem reforçar e ampliar o universo da identidade mineira, incluindo a porção Norte nos corações e mentes de todos os mineiros. Assim, esta cidade, 32 anos mais velha que Mariana, também está sendo reconhecida como antiga Capital de Minas Gerais".
Nelson Bambam Junior, norte mineiro, ator e Coordenador Geral do Programa TEIA – Rede de experimentação e Investigação em Artes Cênicas, desenvolveu em 2008 na cidade de Montes Claros um Núcleo de Criação Teatral que teve como mote de pesquisa a Tese de doutorado do professor João Batista de Almeida Costa: “Mineiros e Baianeiros: Englobamento, Exclusão e Resistência” e o “Movimento Catrumano”. Teve como trabalho resultante o espetáculo: “Exercício N°1 Sobre Catrumano”, que no de 2008 foi convidado a integrar a comemoração simbólica do Dia dos Gerais na cidade de Matias Cardoso.
Neste ano de 2009 no dia 08 de Dezembro (data que se deve ao dia consagrado a Nossa Senhora da Conceição padroeira da Igreja matriz de Matias Cardoso), em comemoração oficial, várias personalidades e entidades serão homenageados com as comendas de “Matias Cardoso” e “Maria da Cruz”. Nelson Bambam receberá a Comenda “Matias Cardoso” em nome da REDE TEIA, em reconhecimento a participação e empenho a causa catrumana. A Cerimônia será presidida pelo Vice - governador Antônio Anastasia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário